
Autoridades agora tem a certeza que ter aumentado as horas de auto-escola para tentar melhorar o número de aprovações foi um necessidade. E agora para tirar a carteira de motorista será preciso muita competência e, muitos acreditam que, não deixa de ser um verdadeiro vestibular... Quatro em cada dez candidatos são reprovados no teste prático, em quase todo Brasil. Em Raul Soares como tudo indicava - não poderia ser muito diferente.
Fazer o carro se mover pode ser fácil. Difícil é dirigir como manda o Código Brasileiro de Trânsito. Um levantamento feito em Detran’s de quatro estados mostra essa realidade: um grande número de pessoas tenta tirar a carteira nacional de habilitação, mas acaba reprovado na prova prática. As auto-escolas preparam mal os alunos? Talvez não. Há quem aponte o nervosismo como o grande vilão e algo mais. Segundo os instrutores, a falta de atenção é uma inimiga.
Ao todo, o aluno só pode perder três pontos... Qualquer errinho pode ser fatal, até na hora de fechar a porta. Ao estacionar, se ele derruba a baliza, será imediatamente reprovado. “Calma e controle emocional são fundamentais, além da parte da teoria. Toda a execução da teoria é importante ser colocada na prática não só na prova, mas também depois, já quando for um permissionário”, explica o instrutor Wagner Ferreira.
O Detran passou a fiscalizar a presença do candidato nas aulas pela impressão digital. Quem não cumpre a carga horária exigida pela legislação ficará impedido de fazer as provas. O Conselho Nacional de Trânsito estuda aumentar a carga horária das aulas. A teórica deve passar de 30 para 45 horas e a prática, de 15 para 20. Mais tempo de estudo, mais tempo de dedicação para impedir problemas futuros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário