quinta-feira, 17 de julho de 2008

Quando contamos para alguém que em nossa cidade acontecem coisas que não são nada comuns...praticamente ninguém acredita:

No momento quero comentar sobre uma questão econômica raul-soarense: nesta semana um setor foi atingido – os catadores de lixo não estão nada satisfeitos, praticamente estão quase que impedidos de faturarem uns trocados a mais. Os responsáveis pela limpeza urbana (funcionários da Prefeitura contratados para recolher o lixo) gostariam de estar muito mais satisfeitos com os salários defasados. E por causa disso e outras coisas mais, resolveram nas horas vagas "reciclarem" aquele mesmo lixo que tinha sido recolhido por eles, para faturarem uns trocados... O único objetivo: ajudar no orçamento famíliar. Estão doidos para fazer uma puxadinha na lagem e participarem da próxima excursão para Guarapari e em Outubro irem com a familia para Aparecida do Norte...
O certo mesmo é que, cada vez mais aparecem mais e mais catadores de lixo e
m Raul Soares... E muito das vezes, os novos catadores de lixo, nem sempre são moradores nascidos e criados no nosso município. A concorrência está provocando ciúmes, e se continuarem cada ve
z mais competindo pelos melhores lixos, não vai demorar muito, surgirem algumas brigas prá valer. Em Raul Soares está somente no nível das idéias e isso é bom. Ainda bem.
Pelos comentários só existirá uma solução - uma associação dos catadores de lixo.
Apesar de considerarem de fundamental a importância do surgimento de cooperativas e associações de catadores e ao mesmo tempo do reconhecimento oficial da atividade como profissão e da criação do Movimento Nacional de Catadores... E pode ter certeza que o estudo, questiona a qualidade da inclusão social conquistada, e a possibilidade de representar apenas mais uma forma de combater a exclusão. O trabalho aponta para a necessidade de políticas públicas que garantam a inclusão social com qualidade de vida. “Os trabalhadores são à base de um processo produtivo lucrativo, mas não obtêm ganho que lhes assegure uma sobrevivência digna”, concluem os pesquisadores.
Esperam que o futuro prefeito de Raul, não deixe de dar uma atenção especial para essa nova profissão, que precisa ser organizada. Desde já os catadores de lixo agradecem.




Nenhum comentário: