O artista Joãozinho Muranga começou a ser mais conhecido foi na época da adolescência... Como era um rebelde por natureza - não ficava nada satisfeito com os Militares no poder - que por sua vez faziam questão de censurar praticamente todas as manifestações culturais. Tudo isso e mais um pouco colaborou e muito para aumentar a sua rebeldia. Muranga era uma Figura inquieta. Mas mesmo assim sendo bastante corajoso participou de várias peças de teatro, escreveu vários artigos para jornais e quase que sempre protestando contra aquela insistente ditadura.
Como aluno da Escola Estadual Regina Paccis não optou para ser o melhor e mais aplicado aluno. Naquela época os alunos caxiões não faziam mais sucesso com as garotas mais bonitas da sala, e aproveitou o seu talento teatral sendo o mais engraçado de todos - tudo para aumentar o seu poder de conquista. Dizem que as suas piadinhas inteligentes, em compensação, quase matavam todo mundo de rir. Até mesmo os professores não resistiam... Muranga sempre gostou de garotas muito bonitas, que, por sua vez, sempre, eram conquistadas pelo seu estilo diferente.
O nosso amigo do peito era dono de uma inteligência rara, uma percepção de poucos, conseguia estar sempre em todos os lugares ao mesmo tempo, bastava ter uma polêmica, estava ele lá com o seu chapéu de Indiana Jones - nas primeiras cadeiras da Câmara para dar sempre a sua opinião a favor dos que não tinham voz.
Herdou do pai João Firmino o gosto pela música e nos áureos tempos dos festivais da canção aproveitou a corona para manifestar os seus dons, principalmente para criticar o governo e criticar a burguesia - através das suas letras e das canções... Como não poderia deixar de ser teve também vários parceiros - os amigos Socrátes, José Henrique Fialho, Júlio Nesce, Ramiro Grossi, Onofre de Barros. O artista das idéias foi vencedor de vários festivais da canção.
João Muranga deixou para passar nos vestibulares da Federal, depois dos 30 anos, e aproveitou ao mesmo tempo para aprender inglês, parecendo que na outra encarnação já tinha morado em Londres. Seu sonho era ser Professor e advogado - tinha quesitos de sobra para ser um bom profissional: oratória, conhecimentos gerais e sabia redigir muito bem... Depois de muito tempo sem estudar provou para os amigos que querer realmente era poder e lá no fundo daquela alma misteriosa - conseguiu provar mesmo, foi pra ele mesmo.
Fundador e diretor da Rádio Uái FM e ainda tinha um programa de sucesso Chorô Mamô. A Uái Comunitária surpreendeu a quase todos e tornou-se importante em Raul, melhorando a nossa comunicação com o objetivo de melhorar as nossas idéias... João Muranga colaborou também tomando a frente para montar as rádios FM nas cidades vizinhas de Vermelho novo e São Pedro e Rio Casca. Sonhava montar uma TV Comunitária com os mesmos objetivos. Chegou a comprar um transmissor.
Intelectual: adorava cinema, música brasileira, teatro, a política como ciência, jornalismo, e literatura, contador de causos engraçados sobre os amigos, e, principalmente, sobre (ele) como personagem, que eram os mais engraçados... Estava planejando escrever um livro de causos. Os amigos tinham certeza que seria sucesso garantido. João Muranga gostava muito de gostar dos amigos. Até mesmos dos inimigos políticos não conseguia guardar raiva por muito tempo.
Declarou certa vez para a imprensa que acreditava que quase todas as mães gostavam de seus filhos, mas, duvidava se tivesse uma mãe que gostasse mais dos filhos que a sua mãe Dona Marlene Noronha.
João Muranga depois dos 40 anos tornou-se muito romântico estava até pensando em casar... Demorou um pouco a encontrar o seu grande amor - mais não deixou de encontrar a nossa amiga Érica Andrade Grossi. Foi uma pena que foi por pouco tempo. Dizia que tinha valido muito, e foi a sua grande companheira nos momentos de alegria e nas horas difíceis que foi no momento da despedida.
Os amigos do Joãozinho Firmino Muranga perderam um grande amigo, com certeza uma figuraça carimbada, que continuará fazendo falta para filosofar bastante, e ao mesmo tempo, levantar o nosso astral...
Um amigo muito chegado fez questão de dizer que o Muranga vira e mexe manifesta através dos seus sonhos:
Muranga faz questão de dizer com todas as letras que lá no céu é tudo de bom e do melhor, tudo muito bonito e tranquilo, o único problema é a saudade de todos nós que participamos da vida dele, e que foi obrigado a compreender porque a vida é assim mesmo e é o destino de todos nós. Ele que tinha planejado viver até aos 93 anos, mesmo levando uma vida sem limites para beber e fumar e sem fazer ginástica, e, ainda, gostava muito de carne gordurosa e dormir sempre de madrugada.
Mais uma vez foi surpreendido e acabou morrendo aos 43 anos.
Hoje está fazendo 10 anos que o nosso amigo João Muranga partiu para o andar de cima, nos deixando saudade, parece que foi ontem, estamos passando tão rápido...
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Nenhum comentário:
Postar um comentário