quinta-feira, 18 de março de 2010

Funciona como termômetro na economia...

A valorização do real nos últimos meses fez com que o Brasil fique à frente dos Estados Unidos no "índice Big Mac" criado pela revista americana The Economist. O ranking, divulgado neste final de semana, é baseado no valor do sanduíche convertido para dólares.
Segundo a teoria da paridade do poder de compra, quanto mais caro for o preço, maior é o poder de compra do país.
Nos EUA, um Big Mac é vendido, em média, por US$ 3,57. No Brasil, o preço médio do lanche é de US$ 4,02. É de tal maneira famoso, que deu nome a um índice calculado pela revista The Economist:
"índice Big Mac".
Se no Brasil está vendendo mais caro é porque o poder de compra está aumentando, e, por sua vez, os comerciantes poderão vender mais caro - terão garantias nas vendas. O governo tem motivos para comemorar - a economia estando em alta é bem mais fácil para fazer o sucessor...
A Notícia é boa para o governo e ruim para o consumidor, ninguém gosta de pagar mais caro em nada.

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