sábado, 17 de janeiro de 2009

Medo, vergonha, falta de informação ou mesmo a confiança cega no parceiro ou na parceira.

Justificativas que levam à mesma conclusão: milhões de brasileiros com vida sexual ativa nunca passaram pelo teste HIV. O Ministério da Saúde estima que 255 mil contraíram o vírus e não sabem. Em 1998, 24% da população com idade entre 15 e 54 anos fizeram o teste. No ano passado, o índice subiu para 40%. Percentual que o ministério da saúde ainda considera baixo.
Este ano, 3,3 milhões quites para exames serão distribuídos. “Quanto antes a pessoa sabe se ela tem o vírus HIV ou não, ela também pode ter cuidados mais precocemente e também interromper a cadeia de transmissão do vírus”, fala Cristina Abbate, coordenadora do programa DSTAIDS - SP. Sílvia descobriu há 12 anos a importância de fazer o teste HIV. O resultado deu positivo. Desde então, ela faz tratamento e se dedica a palestras e campanhas pelo uso da camisinha, o detalhe que faltou na convivência com o marido, de quem contraiu o vírus. “Precisa trazer o preservativo para a relação, tratar isso como uma coisa importante, deixar de pensar que é uma coisa ruim, é proteção e proteção é amor”, comenta Silvia A. Domingues de Almeida, paciente.
Mas e o se o parceiro resistir à camisinha? “Se eu exigir e o meu parceiro não quiser, não rola. Vai passar vontade”, diz Raiany Bandeira, estudante. “Vai perder a garota...”, afirma uma universitária. Cento e oitenta e cinco mil pessoas se tratam da AIDS no país. Estima-se que 630 mil brasileiros tenham o vírus HIV.
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Nenhum comentário: