sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Uma crônica interessante e ao mesmo tempo divertida que merece ser transformada em letra para ser musicada. Valeu.

Crônica do Icaro Vieira: Será que é o fim dos tempos? (Acredito que tudo não passou de um "Sonho de uma noite de verão")
Acordei atordoado durante a madrugada - completamente molhado. Tudo era decorrente de um calor infernal que castiga os países dos trópicos. Cabeça latejando e, a paisagem que circunda a janela, estava intacta. Parecia uma pintura. Nenhum sinal de vento ou chuva. Caminhei sonolento pelo corredor levemente iluminado pela lua, em direção à geladeira. Água era o bem mais sagrado naquele momento, juntamente com um ventilador, é claro.
O calor era tão intenso que as estrelas davam a sensação de emitir calor, assim como o sol. Abri com avidez a “fazedora de gelo” e me assustei com o pingüim que fica em cima dela. Estava dentro do freezer, abatido e visivelmente choroso. Claro que aquilo não era normal e tive a sensação de que o calor era tão alucinógeno quanto um cigarro de ópio.
Eu estava vendo coisas? Instintivamente imaginei o que poderia estar ocorrendo com o meu enfeite de pingüim. Tudo era proveniente do calor, ele deveria estar triste porque o mundo está se desmanchando, derretendo e seus familiares e amigos que estão deixando de existir. Gritei abismado: CLARO QUE SÓ PODIA SER ISSO! Imagina a situação dos pingüins que vivem nas geleiras e a cada dia pedaços enormes de placas de gelo virando água, e o efeito estufa está transformando os árticos em um microondas gigante. Ursos perderam suas vidas e as focas marinhas entre outros animais tipicamente “gelados” que com certeza daqui a algum tempo deixarão de existir. A água cobrirá todo o planeta terra e nós humanos não fazemos nada. Nós devastamos cada vez mais e compramos pra aquecer a economia que assim produz mais e, consequentemente polui mais... Tudo isso aquece o planeta terra. Agora ficou claro. É exatamente isso que está se passando na cabeça daquele pequeno esfeniscídeo. Só podia ser isso que estava o deixando deprimido.
Para tentar amenizar a situação e evitar quem sabe um suicídio do bichano, proferi palavras de carinho e incentivo. Disse que tudo iria mudar, falei que seria um membro do Greenpeace e que de agora em diante lutaria pelo planeta. Rapidamente ele me respondeu: você está louco? O que você está falando sua anta. Fecha essa porta e vá dormir.
O que é isso pingüim? Só estou querendo ajudar. Vi a sua atual situação e já sei o que está ocorrendo e sei exatamente o motivo da sua tristeza.
Ahhhhh é? Você sabe? Não me faça rir seu humano idiota. O que é então que se passa comigo?
_ Eu: é por causa da destruição do planeta que as geleiras estão derretendo?
Pingüim: (depois de dar uma gargalhada) era claro que não. Você acha que eu vou chorar por isso? Os motivos são tão tolos que será simples de se resolver com ar condicionado, ventilador, geladeira pra fazer os gelos...
_Não estou acreditando, porque você está tão triste e nervoso então?
Pingüim: Você não acompanha os jornais não seu desprovido de cultura popular? O Dado Dolabella brigou feio com a Luana Piovani. E isso é um caos - um casal tão lindo terminar assim. Eu quero morrerrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr. Oh! Mundo cruel. O que vou fazer com todos os pôsteres que comprei deles juntos, todas as cartas que escrevi e, o blog que criei só para eles?
_A vida não tem mais sentido. Ohhhhhhh meu Deus, por quê? Não acreditando no que ouvi, virei às costas e fui dormir. Mas antes desliguei a geladeira e deixei a porta aberta na esperança que toda a ignorância e a alienação desse povo pudessem morrer ou ficar congelada para o resto da vida. Talvez assim o mundo pudesse não acabar ou pelo menos, a imprensa, sensacionalista e boçal não seria uma realidade, pois, não existiriam pessoas tolas para comprarem matérias idiotas. (Na foto: Ícaro e seu amigo Naisses tocando e cantando no aniversário do Beto, bom demais...)
_Quando li no seu blog essa crônica confesso que achei que o meu afilhado Ícaro, tivesse dormido e sonhado que estava acordado e, acordou para ver - estava sonhando...
Aquele deslumbrado e simbólico pingüim tem conversado muito com aquele deslumbrado papagaio da empregada da vizinha, que adora um fuxico de vida de artista de novela e, quanto mais barraco melhor. O certo é que por falta de notícias interessantes - os meios de comunicação (incluindo todos os grandes sites e jornais e revistas) adoram ficar falando de coisas e de gente, e, às idéias ficam sempre para depois ou, talvez, para nunca. Uma parte da imprensa por falta de ter uma idéia melhor já está preocupada com a raça e a cor e o nome da cachorrinha de estimação que vai viver na Casa Blanca a partir do dia 20 de janeiro.
Será que a partir de agora com a grande vitória do Presidente Barack Obama, esse tipo de notícias vazias, aumentarão ainda mais para sustentar os milhares de tablóides? Espero que não! Mas, pode ter certeza, esse tipo de notícias não acabará nunca. Infelizmente, acaba que quase todo mundo fica sabendo, mesmo não lendo as matérias. Esperamos que a imprensa preocupe mais com a natureza porque se assim não for - daqui algum tempo - não vamos ter mais notícias nenhuma de nada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ícaro, com certeza uma das suas melhores crônicas... Acredito que não será difícil você transformá-la (também) numa interessante letra - para juntamente com o guitarrista Naisses Lima - possam musicá-la para participarem de um futuro próximo festival.
Vocês precisam descobrir os bons festivais e participarem para trocarem mais informações e, principalmente, divulgarem os talentos... Valeu.
Será que é o fim dos tempos?
Acredito que não e vou torcer muito para isso. Agora com a vitória,do Presidente Barack Obama, o mundo voltará a respirar a cultura dos anos sessenta e que foi o período mais efervescente e, que, ao mesmo tempo foi interrompido pela guerra fria que obrigou principalmente (a juventude) preocupar muito mais com o ter que preocupar (também) com o ser. E por isso a arte tinha deixado de ser uma das prioridades.
Você como jovem que gosta de ler, escrever e tocar um instrumento,gosta de compor,e ainda, tem bom humor - poderá aproveitar e muito desse novo momento com grandes chances.
Gostaria de publicar a crônica no meu blog para fazer uma chamada para que, mais pessoas possam te conhecer e descobrir o seu talento - que a cada dia tem conseguido se revelar e nos surpreender... Essa nova agência de trabalho está lhe fazendo bem, e está colaborando para definir o que você realmente quer.
Saúde e paz meu afilhado querido.

Anônimo disse...

Ícaro Vieira:
Fico muito feliz com o seu elogio. É uma satisfação e um prazer enorme saber que você está acompanhando minha evolução literária e musical. Eu não sou nenhum poeta, escritor ou músico, mas sou atrevido e destemido o bastante para tentar brincar com as palavras e com os sons do meu violão.
Em relação ao texto que você me pediu para colocar no seu blog, fique à vontade para publicá-lo. Será um prazer divulgá-lo pelo mundo da internet. Obrigado pela força.

Abração e até mais...