
Foi ai que apareceu por aqui a devoção da Santa Edwiges, que se tornou a Santinha predileta por dar muita força para os coitadinhos honestos, que naquele momento, não tinha condições de pagar... Santa Edwiges é a padroeira dos pobres e endividados. Ela nasceu na Bavária, Alemanha no ano de 1174. Aos 12 anos casou-se com o duque da Silésia, Henrique I. Foi mãe de seis filhos. Dedicou-se inteiramente ao serviço dos necessitados: protegia os órfãos e as viúvas, visitava hospitais, amparava a juventude carente, educando-a e instruindo-a na fé cristã, cuidando dos leprosos... E, principalmente, era muito gente boa e caridosa e não media esforços para ajudar os necessitados. Por isso mesmo no dia 16 de outubro - quem não está conseguindo pagar os seus credores - sempre vai acender umas velas e pedir socorro.
_Antigamente tudo era muito pior - quando mesmo existindo às leis federais e, mesmo assim, os coronéis e os delegados e os chefes políticos que, acabavam fazendo as suas próprias leis de acordo com os interesses políticos... Quando então era adversário e não arcava com os seus compromissos era preso e, muito das vezes, apanhava um coro dos bons para não esquecer nunca mais, e, como se já não bastasse o coitado era condenado a não botar os pés por aqui nunca mais.
Hoje está tudo muito mais fácil: o máximo que pode acontecer com quem não paga nem fogo na roupa é perder o crédito, ou às vezes, ter que parar no fórum e ser obrigado a pagar por prestações a perder de vista. Mas mesmo assim os raul-soarenses honestos e que está enfrentando uma fase difícil com algumas dívidas, pode recorrer a Santa Edwiges que ela ajuda - desde que você devedor - também, faça a sua parte não deixando de pagar para recuperar o crédito.
Viva a Santa Edwiges...
Nenhum comentário:
Postar um comentário