quinta-feira, 16 de outubro de 2008

16 de outubro dia de Santa Edwiges. A Santa é a protetora dos raul-soarenses pobres e dos endividados que a cada dia aumenta mais.

Você sabia que antigamente em Raul Soares, uma pessoa considerada ruim para pagar as suas contas, era presa. Era uma tática que os delegados usavam para envolver a família do preso, que ficaria com vergonha, e acabava pagando. Naturalmente como o dinheiro naquela época era muito difícil a família do preso não tinha outra alternativa: vendia o que tinha dentro de casa por um preço muito mais barato para livrar do xadrez o parente. E, quando o preso não podia contar com a boa vontade dos parentes, acabava ficando por muito tempo vendo o sol nascer quadrado. ( E vejamos: naquela época não existia caloteiros pilantras como agora).
Foi ai que apareceu por aqui a devoção da Santa Edwiges, que se tornou a Santinha predileta por dar muita força para os coitadinhos honestos, que naquele momento, não tinha condições de pagar... Santa Edwiges é a padroeira dos pobres e endividados. Ela nasceu na Bavária, Alemanha no ano de 1174. Aos 12 anos casou-se com o duque da Silésia, Henrique I. Foi mãe de seis filhos. Dedicou-se inteiramente ao serviço dos necessitados: protegia os órfãos e as viúvas, visitava hospitais, amparava a juventude carente, educando-a e instruindo-a na fé cristã, cuidando dos leprosos... E, principalmente, era muito gente boa e caridosa e não media esforços para ajudar os necessitados. Por isso mesmo no dia 16 de outubro - quem não está conseguindo pagar os seus credores - sempre vai acender umas velas e pedir socorro.
_Antigamente tudo era muito pior - quando mesmo existindo às leis federais e, mesmo assim, os coronéis e os delegados e os chefes políticos que, acabavam fazendo as suas próprias leis de acordo com os interesses políticos... Quando então era adversário e não arcava com os seus compromissos era preso e, muito das vezes, apanhava um coro dos bons para não esquecer nunca mais, e, como se já não bastasse o coitado era condenado a não botar os pés por aqui nunca mais.
Hoje está tudo muito mais fácil: o máximo que pode acontecer com quem não paga nem fogo na roupa é perder o crédito, ou às vezes, ter que parar no fórum e ser obrigado a pagar por prestações a perder de vista. Mas mesmo assim os raul-soarenses honestos e que está enfrentando uma fase difícil com algumas dívidas, pode recorrer a Santa Edwiges que ela ajuda - desde que você devedor - também, faça a sua parte não deixando de pagar para recuperar o crédito.
Viva a Santa Edwiges...


Nenhum comentário: