domingo, 12 de outubro de 2008

Quem está no poder governa de acordo com os interesses. Assim foi e assim sempre será. Depois dessa reeleição, muitos governantes,talvez, serão contra

Depois que reeiventaram a reeleição, nesse terceiro pleito em que é possível tentar um segundo mandato, o número de políticos que se mantêm no cargo é de 67%. O aumento reflete os bons resultados da economia nos últimos anos, que permitiram mais dinheiro nos caixas das prefeituras. O número de prefeitos reeleitos no último domingo em todo o país foi o maior desde as eleições municipais do ano 2000, as primeiras em que prefeitos tiveram o direito de disputar um segundo mandato.
O aumento das reeleições confirma previsões dos políticos, que esperavam esse resultado por causa das melhores condições fiscais em que as prefeituras se encontram. Mais dinheiro em caixa é um fator que favorece os candidatos a reeleição. O número de reeleitos ainda pode aumentar no segundo turno, que está sendo disputado em 11 capitais e 17 cidades com mais de 200 mil habitantes. Foram 20 os prefeitos de capital que disputaram reeleições este ano. No primeiro turno, 13 se reelegeram. Os outros sete disputam o segundo turno.
Sabemos que para ganhar qualquer eleição depende de vários fatores, mas, o fator econômico conta muito e na reeleição com a máquina a serviço colabora bastante para fazer a diferença. A administração não pode parar e, os adversários, cada vez mais limitados pela justiça - ficam meio nas desvantagens. Por isso mesmo que a oposição fará de tudo para acabar com a reeleição. O próprio partido PSDB reinventou a reeleição a seu serviço - para beneficiar o ex. presidente Fernando Henrique - agora, o partido está sendo obrigado, juntamente com outros partidos de oposição, tratarem de fazer de tudo para mudarem às regras...
Será que vai dar certo? Quem sabe um mandato de cinco anos como gostaria o Presidente Lula. Como o presidente e os governadores e a maioria dos prefeitos não poderão mais ser reeleitos, talvez, quem sabe... Política no Brasil não é nada fácil: um grande jogo de interesse pelo mandato de 5 anos, a partir de agora, corre o risco de funcionar.
Quem está no poder governa de acordo com os interesses. Assim foi e assim sempre será.

Nenhum comentário: