segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Nesta eleição o candidato para ser considerado inteligente será aquele que conseguir transformar um limão numa boa limonada.Quanto custa uma campanha?

Não é possível definir de antemão quanto custa uma campanha. Cada caso é um caso. Depende das circunstâncias, do cenário, dos adversários, e quanto dinheiro eles podem ter para gastar... O certo é que dinheiro de menos numa campanha atrapalha, mas, dinheiro demais também... Quando os recursos financeiros são escassos, é possível compensar a falta com criatividade. Mas com dinheiro demais, os apoiadores podem acreditar que o dinheiro vai resolver problemas que ele não resolve e, na prática, deixar de fazer a campanha. Às vezes é comum acontecer com os candidatos a reeleição que, são obrigados a gastar muito e, ao mesmo tempo, não resolver.
O que torna uma eleição definitivamente cara é não ganhar. E ainda pior que não ganhar, é sair da eleição com menos força do que quando entrou. Porque há campanhas cujo objetivo não é eleger, mas construir, terminar melhor que entrou, preparar disputas futuras.
Às vezes, há candidatos que querem ser eleitos, mas não querem gastar. Ou querem gastar a metade do que é necessário para fazer um trabalho competente. Isso não é possível. Não existe milagre em eleições. Há uma certa correspondência entre número de votos e investimento.
Há levantamentos sobre o custo do voto. São referências que estão sendo usadas para estabelecer o financiamento público das campanhas. De um modo geral, o voto de esquerda, o voto de oposição, é visto como um voto mais barato. Na oposição, sempre estão dois fatores que movem uma campanha: o interesse e a paixão. Na situação, principalmente naquela situação que já levou a uma certa acomodação, a paixão desaparece e o que permanece é apenas o interesse. Por isso, a campanha conservadora tende a ser muito mais cara e ainda correr o risco dos traíras...
Nesta eleição que se aproxima cada vez mais: um político para ser considerado inteligente será aquele que conseguir transformar um limão numa boa limonada...

Nenhum comentário: