Você sabia que a culinária de Raul é considerada uma das melhores de Minas Gerais? E, por sua vez, sendo uma das melhores de Minas, naturalmente, pode ser considerada entre as melhores do Brasil.
_ É muito comum, cozinheiros dos bons, não passarem o segredo de alguma comida muito gostosa, e, quando passam pode saber que estão blefando. Com a artista da culinária Filomena era ao contrário: fazia era muita questão de passar a receita e até levar os futuros aprendizes para a sua cozinha com fogão de lenha e dependurados réstia de cebola e de alho, e, linguiça e queijinhos cabacinhos.
_Dizem nas bocas de Matildis que algumas estudantes de Raul que moravam na Capital nos anos 60 e 70, que, nas repúblicas de madrugada, conseguiram fazer mal ou fizeram muito bem para muitas moças de família - tudo por causa dos mixidinhos que aprenderam a fazer com a Filomena... Para quem não sabe: esse simples e gostoso mixidim, já foi até premiado no festival gastronômico em Comidas de buteco no Rio de Janeiro, e, sabe quem estava no júri - Chico Buarque e Martinho da Vila. Tá pensando o quê - Filomena a mulata que tinha orgulho da raça negra que era bacana pra caramba e que não gostava de ser chamada de Filó.
_O Mixidim é a comida preferida e mais fácil no final de noite. Os estudantes raul-soarenses na década de 60 e 70 que moravam em Belo Horizonte - e que aprenderam a fazer o famoso mixidinho da Filomena - faziam sempre o maior sucesso... E por sua vez os amigos de várias outras cidades que aprenderam a fazer o tal do famoso mixidinho, levaram para um montão de outras cidades por todas essas Minas Gerais afora, e, por sua vez, o mixidinho espalhou por várias cidades do Brasil. E nas muitas cidades, também, é conhecido como o Mixidim da Filomena, e já faz parte até do cardápio de muitos restaurantes famosos.
Pois então fiquei sabendo que brevemente até no restaurante D.O.M. do mestre Alex Atala. E o interessante: o artista fará questão de dizer que a receita vem lá das Minas Gerais (Raul Soares) de uma famosa cozinheira e benzedeira, descendente de escravos, chamada Filomena...
Nenhum comentário:
Postar um comentário