sábado, 5 de abril de 2008

De olho no espelho e nas eleições, alguns políticos não preocupam muito com essa questão, outros, já preocupam um pouco mais - pensando nos votos dos eleitores indecisos...Não sabendo que os indecisos, estão mais preocupados com outras questões:

Em Raul soares, os comentaristas de política na tentativa de analisar os estilos de vestir dos prefeitáveis, Vicente Barbosa e Laudácio, observaram que os candidatos cada um tem um estilo totalmente diferente um do outro. E ficou mais do que provado que nenhum dos dois tem uma preocupação radical com essa questão. Até pelo contrário: usam um estilo mais discreto porque são aparentemente meio tímidos. Alguns críticos poderão dizer que, também, não deixa de ser um estilo...
(Na foto - Laudácio acompanhado da esposa Cláudia Guimarães)
Daqui a pouco, não vão demorar em dizer que os candidatos estão programados, seguindo as orientações dos marqueteiros. Pode ter certeza que é pura mentira, que por aqui não existem orientações de marqueteiros, existe sim, são os chamados palpiteiros, cada um mais enjoado do que o outro.
Dizem que o "marqueteiro profissional Mauro Bonfin" quer que o candidato Vicente Barbosa, faça uma mudança no visual seguindo aquele estilo sofisticado de terno e gravata, que ele apareceu no programa do PPS no horário nobre da TV Globo. Dizem também que o Vicente prefere o estilo mais a vontade - em resumo: chinelo de dedo, camisa de botão e bermuda e, obrigatoriamente, calças de tecido comum de preferência que não amarrotam. O marqueteiro está convencendo o Vicente, que esse estilo deu muito certo na eleição passada e que agora ele precisa mudar, porque é o prefeito tentando a reeleição. O prefeitável tem que entender que é candidato em Raul soares, e não no Santana do Tabuleiro.
Que será diferente isso vai: a partir do mês de julho, ver todos os dias faça sol ou faça chuva, o Prefeito Vicente de terno e gravata. De uma coisa é certa - o Vicente na televisão ficou parecendo àqueles políticos importantes de Brasília. Pode observar que até o jeito dele sorrir está mudando. Aquele Vicente do São Vicente já era, agora será o Vicente estilo Brasília.
Roupas não vão nem levam ao inferno, mas expressam o que você é...
Em seu famoso livro “Você é o que você aparenta”, William Thourlby afirmou que “inconscientemente ou não o vestuário revela um grupo de crenças sobre nós mesmos que queremos que o mundo creia” ( pág.52). Tanto isso é verdade que grandes empresários hoje revelam uma preocupação um tanto quanto exagerada com a importância da aparência, do se vestir bem, como definidores para a comercialização dos seus produtos.
Seria a eleição um grande comércio? E acaba não deixando de ser e por quê não...
Não deixando nunca de ser uma ótima oportunidade para os candidatos convencerem a maioria dos "clientes", que, a sua mercadoria é muito melhor e ao mesmo tempo garantida. E ainda, os eleitores, poderão confiar que a administração será bastante interessante, e ao mesmo tempo transparente e principalmente honesta e que todos, de alguma maneira, poderão ganhar m.u.i.to mais: educação, saúde, esporte, cultura, investir no meio ambiente, segurança, limpeza Urbana, turismo, geração de renda e por sua vez os empregos e muitas obras...
Camisa de malha e calça jeans: o visual adotado por presidentes, parlamentares, prefeitos e governadores faz parte do jogo político, mesmo quando vai na contramão da sofisticação. “Do dia em que a Heloisa Helena chegou ao Senado até o último momento da campanha à Presidência da República, ela manteve aquela personagem aparentemente nervosa para fazer às denúncias, cabelos presos, camisa de malha, calça jeans, por acaso não seria aquilo também um marketing político, muito bem elaborado, uma grife”, analisa. Para a maioria dos cientistas político, visual 'camiseta e jeans' de Heloisa Helena também não deixa de ser um 'estilo'.





Nenhum comentário: