sábado, 8 de dezembro de 2007

Ramiro grossi,foi de perto para conferir a mortandade dos milhares de peixes no rio Santana e aproveitou para levantar a bandeira para salvar os Rios:

_Quando os pescadores e os ecologistas começam a reclamar demais sobre a péssima condição do nossos rios e córregos, pode ter certeza companheiro, já está mais do que passando do limite: essa semana o locutor e diretor da Rádio Uai e também ecologista Ramiro Grossi, não deixou por menos e usou o espaço que é dedicado aos ouvintes - para reclamarem de alguma coisa ou de muitas coisas - para botarem a boca no trombone dentro do seu próprio programa. E o melhor, demonstrou para os milhares de ouvintes que vai fundo na questão doa em quem doer...
_Eu tenho certeza que as cobranças das autoridades competentes acontecerá com toda as forças, e, os fatos, serão apurados. Assim esperamos todos para que, não precisemos, de, novamente, fazer uso do Boca no trombone para reclamar que nada ficou resolvido.
_O certo é que muitos e muitos pescadores não estão pescando para fazer remédio – os mais insistentes quando querem pescar nos rios Matipó e Santana têm que contentar com as carás, cambevas, e mandis - esses peixes são um pouquinho mais resistentes a poluição e ao mal cheiro... Alguns pescadores chegaram a fazer promessas para aumentar a sorte – isto é: naqueles dias que estão bons tem que pescar mais que 100 para dar um quilograma. Os famosos pescadores de Raul estão virando é chacota e motivo de gozação porque não estão pescando nem prá fazer rémedio. Essa semana o famoso pescador Bastião Baiano até ficou doente e teve que ser internado em Ponte Nova, dizem, que foi de tristeza misturada com raiva e vontade de pescar igual antigamente.
_Os mais antigos (pescadores) contam que os nossos famosos rios eram notícias boas em toda região: “Rio Matipó e o Rio Santana, os Rios do piau vermelho.” E sem contar a beleza da sua água cristalina: a água era tão limpinha e como se não bastasse o sol quente assanhava ainda mais algumas mocinhas bonitinhas da Rua de Ubá e da Rua Bom Jesus e do bairro Santana e das Vilas para nadarem sem roupa, prá não dizer peladas. E não esquecendo do bando de gente que vinha de longe para ouvir as canções das famosas lavadeiras. Os pescadores, que não eram poucos, eram verdadeiras celebridades nas regiões. Participavam até de reportagens dedicadas aos pescadores nos jornais da capital. Tempo bom...
_O certo mesmo é que (agora) os peixes considerados bons para comer com fartura, misteriosamente estão sumindo cada vez mais... Logicamente que os pescadores, os ecologistas e principalmente a polícia florestal estão mais do que sabendo os verdadeiros motivos.
_Os pescadores de Raul Soares estão perdendo a esperança. Por isso mesmo estão querendo saber do futuro prefeito se realmente existirá um projeto de recuperação dos rios Matipó, Santana e os córregos. Uma cidade para ser considerada moderna e progressista precisa cuidar (também) da natureza dos seus rios e córregos.
_Os Pescadores e a grande maioria da população de Raul, têm esperança no futuro prefeito...

Nenhum comentário: