terça-feira, 31 de agosto de 2010

‘Maior apoio de Dilma é o do dr.PIB’

Notícias na grande imprensa:
O coordenador do programa de pós-graduação em ciência política da UFF, Professor Eurico Figueiredo, diz que, apesar do prestígio de Lula, a economia é o grande cabo eleitoral de Dilma Rousseff.
As pesquisas estão dando uma vantagem muito grande para a candidata do PT. Qual o peso do apoio do presidente Lula?
Dilma Rousseff tem o apoio de duas personalidades: o presidente Lula e o dr. PIB. Lula é importante, transfere votos. Ele pode repetir o que aconteceu em São Paulo, com Paulo Maluf elegendo Celso Pitta na prefeitura, ou Orestes Quércia, que colocou Luiz Antônio Fleury Filho como seu sucessor no governo do estado.
Mas não tenho dúvidas que o apoio do dr. PIB é mais importante. Sem ele, sem a economia como está, não adiantaria o apoio de Lula.
Mas a popularidade do presidente não é um ativo importante?
Sem dúvida, mas não acredito nessa deusificação total do Lula. Se houvesse uma crise econômica que afetasse o bolso do povo, por exemplo, grande parte da população que o apoia e vota em sua candidata poderia trocar de lado.
As pesquisas não provam o contrário?
Não é bem assim. Dilma deve ter mais votos que o próprio Lula em 2006. Lula está saindo do governo em seu ápice, tanto político quanto econômico.

Um comentário:

Geraldo Pascoal disse...

Caro Júlio,
Apesar de entender e concordar que a sua intenção é rechear de argumentos positivos a candidatura da Dilma, não compactuo com essa posição de que é o Dr. PIB quem está alavancando a sua candidatura.
Por trás desse invejável PIB está o seu sustentador que vem, inegavelmente, trabalhando para isso de forma vigorosa.
Atribuir ao PIB como o principal sucesso da candidatura da Dilma é querer desviar a atenção e tirar os méritos do verdadeiro responsável pela ascenção da candidata do PT que, é, sem dúvida alguma, o Presidente Lula.
Ele, sim, responsável por um governo com quase 80% de aprovação popular, é o único e inquestinável causador desse sucesso!