terça-feira, 10 de novembro de 2009

Pescoços com mais de 44,5 centímetros indicam problemas de saúde

Os especialistas não cansam de dizer: preste atenção na largura do seu pescoço. Ela também pode indicar se você tem um problema de saúde. Mas pouca gente associa o tamanho do pescoço a problemas de saúde. Os médicos descobriram que o pescoço que tem circunferência de 44,5 centímetros indica não só que a pessoa está obesa, mas também é um sinal de que pode desenvolver doenças silenciosas, como a hipertensão.
No Brasil um estudo feito por profissionais da USP sugere que a etiqueta das roupas traga um alerta para essas doenças difíceis de serem diagnosticadas sem ajuda médica. O consumidor deve prestar atenção nas seguintes medidas: para as mulheres, quadril acima de 80 centímetros. Homens, cintura com mais de 94 centímetros. O colarinho: quem usa tamanho 05, maior que 44 centímetros.
As pessoas que ultrapassam as medidas têm mais probabilidade de ter problemas cardiovasculares e outras doenças como hipertensão, diabetes e obesidade. "A ideia é que as etiquetas possam alertar as pessoas e contribuir como se fosse uma campanha para que essas pessoas façam exames para detectar doenças que são prejudiciais, que tem consequências graves. Procurem tomar medidas que são preventivas dessas doenças. Redução de peso, enfim evitar o sedentarismo que melhorar a qualidade de vida e evitam essas doenças", afirma a doutora em nefrologia, Kátia Orteza.

Nenhum comentário: