terça-feira, 27 de outubro de 2009

Jornalista de Harvard abre MediaOn com painel sobre futuro da mídia

Com a consolidação da internet, o negócio do jornalismo não será mais tão lucrativo quanto antes. Essa é a opinião de Joshua Benton, diretor do laboratório de mídia da Universidade Harvard, nos EUA. Benton será o responsável pela abertura nesta terça-feira - 3º Seminário Internacional de Jornalismo Online. Em pauta, o tema "Como o jornalismo de qualidade pode sobreviver e prosperar na era da internet", moderado pelo jornalista Ricardo Lessa, da Globonews. Antes do painel, Benton conversou com o Terra sobre o impacto da rede mundial de computadores na mídia tradicional. Confira os melhores momentos da entrevista:
Qual será o maior desafio enfrentado pelo jornalismo de qualidade nos próximos anos?
O jornalismo como um todo experimentará uma irreversível tendência de queda em suas receitas com publicidade. Até agora, estávamos acostumados a um grande veículo deter o monopólio da informação e, se alguém quisesse ficar bem informado, teria de comprar o jornal. Com a internet cada vez mais consolidada, o negócio do jornalismo não será mais tão lucrativo quanto costumava ser. Será preciso encontrar formas de sobreviver a esta nova realidade, que terá muito menos dinheiro envolvido.
Como será, então, este cenário? Quem pagará pelo almoço da boa informação?
Lógico que, apesar da inevitável diminuição, a receita com anúncios sempre existirá. Haverá quem pague para imprimir as notícias. Esta será uma fonte, ainda oriunda do público. Outra possibilidade é que gente rica que reconheça a importância desta atividade se disponha a ser uma espécie de mecenas do jornalismo qualificado, patrocinando os veículos. Por último, haverá muitos veículos que exercerão o jornalismo como uma espécie de missão pessoal ou coletiva, de graça.
Existe esperança para os grandes veículos e jornalistas que estudaram e se formaram para exercer a profissão? Eu me solidarizo com os jornalistas, muitos meus amigos, mas a verdade é que o jornalismo como negócio encolheu e vai continuar encolhendo. Empresas quebrarão e profissionais perderão seus empregos. A nova realidade será a dispersão das fontes de informação em diversos pequenos veículos, com as fontes de receita mencionadas acima. Se este jornalismo terá ou não qualidade é outra discussão...

Nenhum comentário: