sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O ser humano para ser bom e feliz precisa procurar viver de maneira harmoniosa. Fazer qualquer coisa, por menor que seja com harmonia e paz...

O ser humano para ser mais ou menos feliz não precisa de fanatismo... Precisamos e muito de racionalidade, auto-conhecimento, conhecimento do seu meio físico, social e cultural, e conhecimento e respeito pelos outros e pelo mundo. Conscientizarmos que devemos nos livrar do orgulho e do egoísmo: muito cuidado com as ilusões das necessidades artificiais e, seria interessante atendermos aos nossos desejos naturais e, mais do que necessários. Devemos sempre que possível ler os textos religiosos sabendo que neles há muita coisa boa, mas ler com os olhos da ciência, da literatura, da filosofia, da psicologia e da história.
A ciência e o espírito científico são grandes amigos do ser humano. Dizem os especialistas que não são suficientes, mas são o que temos de mais certo. “Nada é certo”, disse o escritor francês Albert Camus, “mas isto já é uma certeza”. Um amigo disse que viver é como caminhar sobre troncos que bóiam num rio e que não suportam sozinhos o nosso peso. Antes que afundem é preciso pular para o próximo tronco, mover-se, seguir em frente em direção a outra margem. Na caminhada nada nos ampara e na outra margem nada nos espera. A vida não é a partida, nem a chegada, a vida é a caminhada. A vida exige que tenhamos fé e esperança e que não deixemos de fazer a nossa parte para demonstrarmos se é realmente o que queremos.
Todos os dias servem para aprendermos um pouco mais.

Um comentário:

cpereira disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.