sábado, 18 de julho de 2009

De onde vem a expressão: fulano de tal em Raul Soares é um verdadeiro 'espírito de porco'?

Uma pessoa com 'espírito de porco' é uma pessoa cruel, ranzinza, que se especializa em complicar situações ou em causar constrangimentos. Mas de onde vem esta expressão?
Na cidade de Raul Soares podemos por sua vez até comemorar - o número de pessoas que dizem por aí que são espíritos de porco, pode ter certeza, é pequeno. E ainda bem porque se não o estrago seria muito grande.
A origem do provérbio vem dá má fama do porco, embora injusta, sempre associada a falta de higiene, à sujeira e - inclusive - à impureza, conforme alusões feitas no texto bíblico do Antigo e do Novo Testamento. As informações são do livro O bode expiatório, do professor Ari Riboldi.
Segundo o professor, essa má fama foi reforçada no período da escravidão, quando nenhum dos escravos queria ter a tarefa de matar os porcos nas fazendas. Nessa época havia uma crença de que o espírito do porco ficava no corpo de quem o matava e o atormentava pelo resto de seus dias. Então, diz-se que quem comete crueldades está tomado por esse 'espírito malévolo'.
Fulano de tal é um verdadeiro 'espírito de porco'.

Nenhum comentário: