quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Os adolescentes de Raul e seus desafios no mundo moderno.Os adolescentes como não são bobos nem nada (também) estão esperando muito do futuro prefeito

Entender a adolescência significa entender uma das formações culturais mais poderosas de nossa época, com todas as suas nuances, enigmas e superações. Em "A Adolescência", livro da série "Folha Explica", o doutor em psicologia clínica, psicanalista e colunista da Folha Contardo Calligaris analisa esse período e suas implicações na sociedade atual.
"O autor parte da idéia central de que a adolescência, enquanto um período de moratória na qual uma pessoa fisicamente adulta é impedida, um tanto artificialmente, de entrar na sociedade dos adultos, é sobretudo uma criação social relativamente recente. Um adolescente um pouco sem rumo, estranhando seu próprio comportamento... "Estou só passando por uma fase agora. Todo o mundo passa por fases, não é?"
Os adolescentes amam, estudam, brigam, trabalham. Batalham com seus corpos, que se esticam e se transformam. Lidam com as dificuldades de crescer no quadro complicado da família moderna. Como se diz hoje, eles se procuram e eventualmente se acham. Mas, além disso, eles precisam lutar com a adolescência, que é uma criaturinha diferente, sustentada pela imaginação de todos, adolescentes e pais. Um mito, inventado no começo do século 20, que vingou sobretudo depois da Segunda Guerra Mundial.
A adolescência é o prisma pelo qual os adultos olham os adolescentes e pelo qual os próprios adolescentes se contemplam. Ela é uma das formações culturais mais poderosas de nossa época... Objeto de inveja e de medo, ela dá forma aos sonhos de liberdade ou de evasão dos adultos e, ao mesmo tempo, a seus pesadelos de violência e desordem". Assim encerrou o psicanalista e colunista da Folha - Contardo Calligaris.
_Esperamos que os adolescentes de Raul e dos distritos sejam muito bem tratados pelo futuro prefeito. Os adolescentes não cansam de dizer que estão precisando urgentemente de viver numa cidade aonde o esporte e a cultura e o lazer sejam realmente valorisados...
Os adolescentes de Raul estão começando a beber cada vez mais cedo. Tudo por falta de ter o que fazer.

Nenhum comentário: