terça-feira, 27 de maio de 2008

Se você está bem nas pesquisas, cuidado, muito cuidado! Conselho do experiente Sotero Silveira de Souza. Prefeito três vezes em Raul Soares...



Os conselhos do Ex. Prefeito Sotero serve para todos nós independentemente de qualquer profissão: a humildade, simplicidade, honestidade, educação não fazem mal para ninguém...
O saudoso Prefeito não cansava de dizer que viu muitos candidatos, muitos mesmo, que começaram suas campanhas lá em cima e acabaram perdendo. Alguns chegaram a comprar o terno novo, assentaram na cadeira de prefeito para tirar fotos, caixas e mais caixas de foguetes para soltar no dia da pose e sem contar a carreata... É difícil, sem uma análise mais profunda e um maior conhecimento da campanha, afirmar qual o exato motivo que colaborou para a derrota.
Fazia questão de garantir, sem medo de errar, que não existe um motivo, mas sim vários motivos. Dentre eles, com certeza, o sapato alto e o clima de já ganhou. Esses são, na grande maioria dos casos, pré-requisitos para um desastre eleitoral. E o pior é que depois que essa doença pega e o candidato despenca, só um milagre resolve (e de um santo forte tipo São Jorge e com muito prestígio com Deus). Não tenho certeza absoluta mas até parece que o Senhor Sotero Silveira de Souza participou de alguma palestra com o marketeiro Duda Mendonça.
Fazia questão de dizer também que, se o candidato estiver na frente das pesquisas, amigo, ouça bem o seu conselho: baixe a bola. A sua e a de toda a sua equipe. É hora, isso sim, de aproveitar toda essa animação para trabalhar dobrado e manter a liderança. Sua estratégia, nesse momento, tem que ser, invariavelmente, fazer uma pesquisa qualitativa. Ao invés de estatísticas, regras e outras generalizações, a pesquisa qualitativa trabalha com descrições, comparações e interpretações.
( Nada de comprarem pesquisas fajutas para serem públicadas em jornais fajutos que não tem credibilidade. Além dessas pesquisas serem muito caras, será uma grande perda de tempo e de dinheiro, e que depois o mesmo dinheiro pode lhe fazer falta. E sem contar que o pilantra que vende a pesquisa deixa vasar o verdadeiro resultado para o adversário, pricipalmente, se ele estiver na frente - na tentativa de fazer uma média com quem realmente vai ganhar a eleição. Não acreditar nunca em quem vende pesquisa ).
Não importa o tamanho de sua cidade, isso é possível, descobrir os motivos que levam seus eleitores a escolher você e insistir nesses pontos em todos os momentos possíveis, fortalecendo-se cada vez mais com esse seu exército de eleitores, que bem municiado de informações e conhecendo bem seus projetos, pode garantir sua vitória.
E, pra encerrar, uma frase que seu velho e sábio pai repetia em meu ouvido quando ainda era criança - a cada pequena vitória que ele tinha na vida e depois subia no seu sapato alto: “Filho, nunca se esqueça, o vencedor tem que ser generoso”. Guarde esta frase, amigo candidato. Um dia, quem sabe, ela poderá lhe ajudar.



Nenhum comentário: